Um designer da SEAT e da Ducati trocaram de lugares por um dia…
Daniel García, designer da SEAT e Edoardo Lenoci, designer da Ducati, trocaram de lugar por um dia para perceber as diferenças que realmente existem na hora de desenhar um SEAT León Cup Racer e uma Ducati Desmosedici GP.
Outra das principais alterações na hora de criar estas duas "máquinas" de pista surgem ao nível do piloto, já que no caso da moto o piloto assume um papel determinante, já que também ele faz parte do desenho final do conjunto. Como tal, no desenho de uma moto há que ter em conta "a forma e as medidas do piloto", como refere Edoardo, sendo que o desenho final deve ter a forma de uma gota de água e linhas arredondas.
Quando olhamos para um automóvel de competição, neste caso o SEAT León Cup Racer, é impossível não reparar nos muitos apontamentos aerodinâmicos, com particular destaque para a enorme asa traseira, que segundo Daniel "tem a forma de uma asa de avião invertida" para ajudar a aumentar a aderência a alta velocidade.
Terminado o dia, Edoardo e Daniel reconhecem que esta troca de papéis lhes permitiu conhecer alguns segredos de outros veículos, mas tal como Daniel concluiu em tom de brincadeira, é hora de voltar ao trabalho de cada um para "não perder a oportunidade de continuar a ganhar nos circuitos".