Um designer da SEAT e da Ducati trocaram de lugares por um dia…

Daniel García, designer da SEAT e Edoardo Lenoci, designer da Ducati, trocaram de lugar por um dia para perceber as diferenças que realmente existem na hora de desenhar um SEAT León Cup Racer e uma Ducati Desmosedici GP.

E de facto as diferenças não podiam ser maiores, já que o desenho de um León Cup Racer começa por ser um processo manual, com lápis e papel, e depois evolui para um plano digital onde se ajustam as medidas, as peças e a textura do futuro modelo. Por seu turno, o desenho de uma moto como a Ducati Desmosedici GP "desenrola-se 100 por cento sobre suportes digitais", como explicou Edoardo Lenoci a Daniel García.

Outra das principais alterações na hora de criar estas duas "máquinas" de pista surgem ao nível do piloto, já que no caso da moto o piloto assume um papel determinante, já que também ele faz parte do desenho final do conjunto. Como tal, no desenho de uma moto há que ter em conta "a forma e as medidas do piloto", como refere Edoardo, sendo que o desenho final deve ter a forma de uma gota de água e linhas arredondas.

Já as linhas dos automóveis são bastante mais duras e rectas, sendo que o piloto assume um lugar mais secundário. Nos automóveis, encontrar o "equilíbrio entre a aerodinâmica, a velocidade e a aderência à estrada" é um ponto-chave, como refere Daniel García, ao passo que que nas motos é dada mais importância aos "movimentos do próprio piloto sobre o veículo", sendo que é isso que depois influencia a forma de alguns componentes.

Quando olhamos para um automóvel de competição, neste caso o SEAT León Cup Racer, é impossível não reparar nos muitos apontamentos aerodinâmicos, com particular destaque para a enorme asa traseira, que segundo Daniel "tem a forma de uma asa de avião invertida" para ajudar a aumentar a aderência a alta velocidade.

Escusado será dizer que os apoios aerodinâmicos não são os mesmos em ambos os veículos, mas nascem todos no mesmo sítio: um túnel de vento. É o vento que acaba de moldar estas "máquinas" de competição, sendo que a configuração aerodinâmica varia de acordo com as especificações de cada circuito.

Terminado o dia, Edoardo e Daniel reconhecem que esta troca de papéis lhes permitiu conhecer alguns segredos de outros veículos, mas tal como Daniel concluiu em tom de brincadeira, é hora de voltar ao trabalho de cada um para "não perder a oportunidade de continuar a ganhar nos circuitos".

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